Projetos Nacionais

A Meninos do Mundo, no âmbito dos projectos nacionais, promove o conhecimento da adopção nacional e internacional, combatendo preconceitos enraizados na sociedade. No âmbito internacional, realiza várias acções de voluntariado.

Projectos Nacionais

1. Curso de formação para a parentalidade por via da adopção, homologado pelo Instituto da Segurança Social

2. Publicação do livro “Adopção Internacional”

3. Projecto de “Mãos dadas com o Mundo” (envio de milhares de postais escritos pelos alunos das escolas portuguesas para escolas de vários países)

4. Exposição itinerante sobre a violação dos direitos da criança pelo Mundo

5. Ciclo de conferências em parceria com o ISPA

6. Sessões informativas sobre adopção

7. Grupos de apoio para candidatos à adopção, pais, crianças e jovens em Lisboa, Porto e Setúbal

8. Projecto “A Adopção e a Escola”

9. Realização de workshops, á porta fechada, com os vários intervenientes na área da protecção á criança (magistrados, juristas, técnicos da Segurança Social, das instituições e das equipas de adopção)

10. Exposição alusiva às crianças refugiadas: Sentir, Pensar e Agir – Uma Criança é uma Criança em qualquer parte do Mundo

11. Conferência sobre “As Crianças refugiadas”, em Lisboa, Leiria e Braga

12. Reuniões com os grupos parlamentares

13. Apresentação de propostas aos grupos parlamentares

14. Audiências com os eurodeputados Portugueses

15. Criação de Rede-Escolas (em breve)

16. Curso de voluntariado Internacional (em breve)

17. Lançamento de dois livros: a) Crianças refugiadas, b) Voluntariado Internacional (em breve)

18. Carta dos Direitos da criança na Adopção (em breve)

19. Encontro de debate com representantes dos PALOP sobre adopção (em breve)

20. Construção da Biblioteca Meninos do Mundo

Projectos Internacionais/Missões Humanitárias


2009 e 2010   

Envio de material escolar e lúdico, brinquedos e roupas para Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau (África).


2011 (Julho)  
Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África). Esta missão contou com 20 voluntários, profissionais de várias áreas (saúde, enfermagem, psicologia, serviço social, direito, sociologia e artes plásticas). A cooperação foi realizada no Hospital Dr. Ayres de Menezes, na Cidade de S. Tomé.

Entidade Parceira: Hospital Dr. Ayres de Menezes

2012 (Abril)   

Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África), com o grupo de trabalho do Ministério da Justiça de S. Tomé e Príncipe e com a Fundação da Criança e da Juventude de S. Tomé na discussão e elaboração de várias propostas legislativas na área da proteção à infância (este projeto prolongou-se para 2013, 2014, 2015 e 2016). Integrou esta equipa uma médica que colaborou com o Hospital Dr. Ayres de Menezes durante o período de permanência em S. Tomé e Príncipe.

Entidades Parceiras: Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da República Democrática de São Tomé e Príncipe, UNICEF e Fundação da Criança e da Juventude de S. Tomé

2012 (Novembro)     
Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África), com intervenção na área da Saúde ao nível das roças locais, tendo a equipa médica observado centenas de adultos e crianças. A equipa social acompanhou a equipa médica, tendo igualmente visitado várias instituições locais. A equipa jurídica e de psicologia deram continuidade aos trabalhos referentes à elaboração das propostas legislativas na área da proteção à infância em colaboração com o Ministério da Justiça e Assuntos Parlamentares local.

Entidades Parceiras: Mistério da Justiça e dos Direitos Humanos da República Democrática de São Tomé e Príncipe, UNICEF e Fundação da Criança e da Juventude de S. Tomé

2013 (Dezembro)      
Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África), com uma equipa que procedeu à recuperação e pintura da Casa dos Pequeninos (Cáritas de São Tomé e Príncipe) que acolhe cerca de 50 crianças. Foram, ainda, entregues vários bens tais como: roupas, fraldas, biberões, tetinas e brinquedos. A equipa esteve reunida com o Diretor do Hospital Dr. Ayres de Menezes, com vista à preparação da implementação do plano formativo naquele hospital e procedeu, também, à entrega de material médico hospitalar diverso.

Entidades Parceiras: Cáritas de S. Tomé e Príncipe e Hospital Dr. Ayres de Menezes

2013 (Dezembro)      
Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África), com uma equipa que procedeu à recuperação e pintura da Casa dos Pequeninos (Cáritas de São Tomé e Príncipe) que acolhe cerca de 50 crianças. Foram, ainda, entregues vários bens tais como: roupas, fraldas, biberões, tetinas e brinquedos. A equipa esteve reunida com o Diretor do Hospital Dr. Ayres de Menezes, com vista à preparação da implementação do plano formativo naquele hospital e procedeu, também, à entrega de material médico hospitalar diverso.

Entidades Parceiras: Delegação de Saúde de Porto Novo e Cáritas de Porto Novo, Ilha de S. Antão, Cabo Verde

2014 (Junho) 
Projecto de cooperação em Cabo Verde, Ilha de Santo Antão (África), com uma equipa médica que colaborou com o hospital local de Porto Novo, tendo efectuado consultas e formação nas áreas da saúde e enfermagem aos profissionais locais. A cooperação realizou-se também noutros postos de saúde, dentro e fora da cidade. A atividade desenvolvida foi em colaboração com a Cáritas de Porto Novo, Delegação de Saúde e Câmara Municipal de Porto Novo. A Meninos do Mundo- Associação celebrou protocolos de cooperação com a Cáritas e a Delegação de Saúde locais para os anos de 2014, 2015 e 2016.

Entidades Parceiras: Delegação de Saúde de Porto Novo e Cáritas de Porto Novo, Ilha de S. Antão, Cabo Verde

2015 (Novembro)     
Co-organização com a Associação ACRIDES (Cabo Verde) da 1.ª conferência Internacional sobre a Convenção dos Direitos da Criança (abusos sexuais), realizada nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2015, em Cabo Verde.

Entidades Parceiras: ACRIDES (Cabo Verde), CLR – Projects (Portugal), Bloko Del Valle (Espanha), Save The Children, Rede África Ocidental, Embaixada da Suécia, Rede da Criança

2015 (Dezembro)      
Envio de material escolar e lúdico, brinquedos e roupas para Guiné-Bissau (África).

Entidades Parceiras: Hospital Nacional Simão Mendes

2016 (Julho)  
Projecto de cooperação em São Tomé e Príncipe (África), com uma equipa que ministrou formação aos técnicos da Segurança Social, professores e agentes policiais na área dos direitos da criança, sua promoção e violação dos mesmos. Uma outra equipa composta por uma actriz e 4 jovens sensibilizaram centenas de alunos de várias escolas da ilha de S. Tomé sobre os direitos da criança. Esta equipa esteve presente nas seguintes comunidades: Agostinho Neto, Santa Catarina, Porto Alegre e Monte Café. A equipa trabalhou igualmente com a Fundação da Criança e da Juventude de S. Tomé e a ARCAR.

Visitámos a escola primária do Gâmboa, à qual foi entregue material escolar e discutido com a directora um projecto futuro em cooperação.A equipa médica realizou um seminário dirigido aos médicos e enfermeiros no Hospital Dr. Ayres de Menezes e consultou s crianças da Fundação da Criança e da Juventude e da ARCAR. Fundação da Criança e da Juventude e da ARCAR. Foi, ainda, dada continuidade ao estudo sociológico sobre a Lei Tutelar Educativa.

Entidades Parceiras:Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da República Democrática de São Tomé e Príncipe e a UNICEF

2016 (Agosto)
Projecto de cooperação na Guiné-Bissau (África). A equipa que se deslocou à Guiné-Bissau estabeleceu contacto com várias entidades públicas e privadas, a fim de acordarem projectos de cooperação nas áreas da saúde, social e psicologia, em especial. A equipa visitou o Lar Bhetel, a Casa Emanuel, a Associação Amigos da Criança (AMIC), o Centro de Acolhimento da AMIC, a Casa dos Direitos, o Hospital Simão Mendes. A equipa reuniu, ainda, com o Director Regional bem como com o assessor jurídico do Ministro da Saúde.

Meninos do Mundo | ONGD
Sobre Meninos do Mundo | ONGD

A ONGD Meninos do Mundo, pessoa colectiva n.º 508 640 393, constituída em 9 de Setembro de 2008, é reconhecida como Organização Não Governamental Para o Desenvolvimento (ONGD), com a natureza de utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *