Ao Estado cumpre a organização de uma sociedade, assegurando, para tal, áreas imprescindíveis à sobrevivência humana, tais como a saúde, a educação e a justiça. No entanto, as assimetrias existentes mundialmente criam abismos económicos, culturais e sociais que comprometem, muitas vezes, a protecção de direitos inerentes à condição da pessoa humana.
Não há reconhecimento e protecção dos direitos humanos sem desenvolvimento e não há desenvolvimento sem investimento humano, material, intelectual e formativo.
E é nesta perspectiva de desenvolvimento que a Meninos do Mundo encara, assume a efectiva o voluntariado internacional. Voluntariado Internacional como sinónimo de semente de desenvolvimento.
A formação para o voluntariado internacional permite aos possíveis voluntários compreender melhor o significado do voluntariado (internacional) como resposta às necessidades de determinada sociedade, à cooperação e formas de o realizar; munirem-se de informações essenciais sobre a realidade de cada país em particular; sensibilizarem-se sobre os desafios de uma missão humanitária, adquirindo consciência dos seus limites e apreender conceitos como aculturação, respeito e tolerância pelo processo cultural distinto com que se confrontam, mesmo que isso, aparentemente, seja um obstáculo ao desenvolvimento.
A formação é imprescindível ao grupo enquanto “organismo único” com vista a uma intervenção humanitária com sucesso.
Firmeza, confiança, determinação e convicção nos seus propósitos serão fundamentais para uma entrega a um projecto que poderá ser de curta, média ou longa duração, esperando-se sempre um resultado de continuidade no trabalho levado a cabo, deixando alicerces para a implementação de infraestruturas na sociedade.
Acreditando que este Mundo ainda vai cumprir o seu ideal, a Meninos do Mundo tem desenvolvido várias iniciativas em países em vias de desenvolvimento, incidindo em várias áreas de intervenção (saúde, direito, psicologia, serviço social, artes plásticas, teatro e área formativa) em prol desse mesmo desenvolvimento.